terça-feira, 11 de outubro de 2011

as bençãos da conversão de Zaqueu!

A história da conversão de Zaqueu tem em si muitas lições. Eu estarei publicando a cada semana uma nova benção de grande importância que este homem recebeu, as quais estão retratadas no evangelho   de Lucas:

   1 Tendo Jesus entrado em Jericó, ia atravessando a cidade.
 2 Havia ali um homem chamado Zaqueu, o qual era chefe de publicanos e era      rico.
3 Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura.
4 E correndo adiante, subiu a uma figueira, a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali.
5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa.
6 Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria.
7 Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador.
8 Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lhe restituo quadruplicado.
9 Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão.
10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
(Lucas 19.1-10).

1ª BENÇÃO: JESUS POUSOU NA CASA DE ZAQUEU.
Esse homem rico era um dos chefes dos publicanos – judeus que trabalhavam para o Império Romano como coletores de impostos e eram odiados pelos demais de sua nação, pois, conhecendo a esperteza do seu povo, faziam com que seus irmãos pagassem o que era devido a César. Além disso, tinham fama de serem desonestos por cobrarem a mais e embolsarem parte do que era arrecadado.
Ao ouvir que Jesus passaria pela cidade, Zaqueu desejou ver o Mestre. Sem dúvida, foi Deus quem plantou nele tal vontade. No entanto, como o Salvador sempre estava acompanhado por muitas pessoas, e o chefe dos publicanos era de baixa estatura, este não teria possibilidade de vê-lO, embora quisesse muito que isso acontecesse. Então, resolveu sair correndo pela rua até encontrar um lugar onde pudesse subir- no caso, uma figueira -, pois sabia que o Senhor passaria por ali.
Quando Jesus chegou ao local, olhou para cima, chamou Zaque e lhe disse:  porque importa que eu fique hoje em tua casa. Deus tinha visto o desejo que havia no coração daquele homem, e por isso, resolveu pousar na casa dele. Ora, Deus sabe tudo o que se passa com todos e em qualquer lugar (Salmos 33.13,14; O Senhor olha lá do céu; vê todos os filhos dos homens; da sua morada observa todos os moradores da terra.). Isso significa que, se você permitir que Ele entre em sua casa, Cristo endireitará a sua vida (Provérbios 3.1-10) e lhe dará o melhor!

Semana que vem tem a 2ª benção. Espero que tenham gostado. Que Deus abençoe a todos no Nome de Jesus.
Deixe seu nome para oração, o seu pedido de oração, suas sugestões, sua criticas e dúvidas nos comentários, nós atenderemos a todos no Nome de Jesus... Fiquem na Paz do Senhor!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário