segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O verdadeiro sacrifício

"Sara os de coração quebrantado e lhes pensa as feridas”. Salmos 147:3
Sob o prisma do Antigo Testamento, para haver remissão precisaria, basicamente, haver expiação pelos pecados, ou seja, uma oferta ou o sacrifício de algum animal conforme a transgressão. Diante de um ritual sagrado, o pecador achava o perdão divino.
As leis sacrificiais foram ensinadas por Deus para mostrar o quanto o Senhor abomina o pecado. Era necessário haver derramamento de sangue para remissão. Em outras palavras, o animal literalmente morria no lugar do pecador. Esta era a maneira mais didática de Deus ensinar ao povo, e a nós, o quanto o pecado é abominável aos Seus olhos.
Na mesma mentalidade, porém sob uma ótica mais profunda, o salmista declara: “Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu to daria; e não te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado, coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus” (Sl 51.16-17). Assim, o que o rei Davi declara é que o rito pelo rito, ou seja, matar um animal por matar, ainda que seja em nosso lugar, não agradava a Deus, e sim, um sacrifício da alma.
Note os termos utilizados:

Espírito quebrantado - o verbo “quebrantar” no dicionário apresenta um série de significados, do qual se destaca três sob a vertente espiritual: “mortificar”, “debilitar” e “abrandar“. Assim um “espírito quebrantado” é mortificar a carne (afrontar o pecado); debilitar o ego (uma atitude de humildade) e abrandar a alma (o refrigério recebido por Deus devido a uma postura de humildade pela confrontação do pecado);

Coração compungido – pesar profundo por haver cometido pecado, é constrangimento no coração por ter afrontado a Deus.

Coração contrito – é o arrependimento sincero diante de Deus.

Como se vê, os termos acima estão intimamente ligados, indicam uma postura de humildade e reconhecimento da nossa fragilidade e da força e grandeza do Senhor.
Esse é o verdadeiro sacrifício, aquele que agrada a Deus. Dessa forma, todas as vezes que permitimos esse quebrantar de coração estejamos certos de que Deus se agrada da nossa atitude, pois como está escrito: “não o desprezarás, ó Deus” ( Sl 51:17).

Que Deus abençoe a todos, no Nome de Jesus Cristo...
Sugestões, criticas, duvidas, nos relate nos comentários...
e se quiser deixar seu nome e seu pedido de oração, deixe nos comentários também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário